Os valores médios semanais previstos para o Custo Marginal de Operação – CMO dos subsistemas do SIN sofreram decréscimos em relação à semana anterior. Os quatro submercados apresentam redução para R$ 4,12/MWh, o que leva a previsão do PLD horário para a semana operativa no seu valor mínimo que é R$ 55,70/MWh . Esta diminuição do CMO reflete o aumento de vazões, principal fator de influência sobre os preços de energia no curto prazo. A região Sudeste deverá ter vazões correspondentes a 119% da MLT, no Sul 109%, 77% no Nordeste e 71% no Norte. O avanço de duas frentes frias pelas regiões Sul e Sudeste ocasionam os maiores totais de precipitação nas bacias dos rios Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Paraíba do Sul e na calha principal do Paraná.
Assim como aconteceu em setembro, os níveis dos reservatórios esperados para o final do mês de outubro são muito melhores em relação ao mesmo período de 2021. Para o submercado SE/CO, a expectativa do nível de armazenamento é de 50,2%, para o Sul, 87,4%. Já para o Nordeste, 61,8% e para o Norte, 61%.
O desempenho da carga nesse início do mês de outubro encontra-se sobre influência de temperaturas inferiores às esperadas para o período, principalmente nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Para o mês de outubro/22, os valores de carga previstos indicam taxas de crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior, índice abaixo da previsão para o mês realizada em agosto.