ARTIGOS

ONS divulga a revisão do PMO para a semana operativa de 29/10 a 04/11/2022

O Custo Marginal de Operação – CMO dos subsistemas do SIN apresentam valores médios semanais previstos para R$ 0/MWh. Esta diminuição do CMO reflete os altos níveis dos reservatórios e das afluências previstas. A expectativa das vazões para a região Sudeste corresponde a 96% da MLT, no Nordeste 45%, no Sul 96%, e 173% no Norte. Já para os reservatórios, o armazenamento esperado é de 49,9% para o Sudeste, 83,4% para o Sul, 56,6% para o Nordeste e 50,3% para o Norte, valores muito maiores comparados ao ano anterior.

No mês de outubro, as bacias dos rios Uruguai, Iguaçu, Paranapanema e a incremental à UHE Itaipu apresentaram totais de precipitação superiores à média histórica devido a atuação de áreas de instabilidade e ao avanço regular de frentes frias pelas regiões Sul e Sudeste. Para esta semana operativa, os maiores totais de precipitação estão previstos para o baixo Iguaçu e para a incremental à UHE Itaipu que devem apresentar totais acima da média semanal.

Os valores de carga previstos para o mês de novembro indicam variações negativas de 5,7% para o subsistema Sul e 2,7% para o subsistema Nordeste em comparação com novembro do ano passado. Para os subsistemas Norte e Sudeste/Centro-Oeste são esperadas taxa de crescimento de 10,1% e variação nula, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano anterior.