A primeira versão do Programa Mensal de Operação (PMO) de novembro, mostrou um cenário com todos os submercados apresentando o custo de operação zerado nos três patamares de carga. Contudo, com a primeira revisão semanal do PMO, houve uma regressão nas projeções das vazões para este mês. A previsão da energia natural afluente na região Sudeste, região com maior capacidade de armazenamento do país, é de 89% da média histórica. No Sul, a expectativa é de 101% da MLT, no Norte, 170% e no Nordeste 65% da média histórica. Além disso, houve também uma regressão da carga projetada para o mês de novembro. O que antes era uma alta de 0,6%, agora é esperada uma queda de 1,7%.
Mesmo com estes fatores, o custo marginal de operação médio calculado pelos modelos continua zerado em todo o país e em todos os patamares de carga. Segundo o nosso Head Trader, Eduardo Sorge, “enquanto as afluências do Sudeste se mantiverem acima de 80% da MLT, os preços dificilmente sairão do piso regulatório.”
Para aproveitar os baixos preços do PLD e outros benefícios do Mercado Livre de Energia, a Ágora Energia se disponibiliza às empresas para obterem os melhores benefícios com segurança e rentabilidade. Venha fazer uma análise de viabilidade para a sua empresa!