ARTIGOS

Você sabe a diferença entre o horário de ponta e fora ponta?

A diferença de horário de ponta e fora de ponta na conta de luz se refere aos diferentes preços que se pagam pelo consumo de energia elétrica em diferentes momentos do dia. O horário de ponta é o período em que há maior demanda por energia, geralmente durante as horas de trabalho e no início da noite, enquanto o horário fora de ponta é o período em que há menor demanda, geralmente durante a madrugada e a tarde. Os preços são geralmente mais altos durante o horário de ponta e mais baixos durante o horário fora de ponta, com o objetivo de incentivar os consumidores a consumir energia durante os períodos de menor demanda e não sobrecarregar as linhas de transmissão.

Uma boa dica para economizar na conta de luz é programar as atividades que usam mais energia para os horários fora de ponta, como lavar roupa e usar eletrodomésticos. Além disso, é importante lembrar de desligar eletrônicos e aparelhos quando não estiver usando, para evitar desperdício de energia e aumento na conta.

Consumidores do Grupo A (alta tensão) devem solicitar à concessionária qual tipo de tarifa horo sazonal é necessário para atender à sua demanda de acordo com o seu plano de consumo. Dentre as tarifas, temos a Verde e Azul.

A Tarifa Horo Sazonal Verde é uma opção de tarifação elétrica onde os valores de consumo podem ser diferentes no horário fora de ponta e no horário de ponta, mas a demanda é apenas uma. Assim, será cobrado apenas pela demanda de energia do período fora de ponta.

Já a Tarifa Horo Sazonal Azul é uma opção de tarifação onde há a necessidade de contratar duas demandas, podendo ser iguais ou não, uma para o horário fora de ponta e a outra para o horário de ponta. Desta forma, a cobrança será feita pelas duas demandas de maneira independente.

Devido às diferenças de enquadramento e possibilidades de contratação, é fundamental compreender o padrão de consumo da sua empresa. Um perfil de consumo bem estabelecido e planejado corretamente pode evitar o aumento do consumo e demanda nos horários de pico, evitando tarifas mais elevadas que podem ser até três vezes maiores do que as tarifas fora de pico.

Os clientes do Grupo A (alta tensão), que optarem pelo Mercado Livre de Energia, serão cobrados pela energia independentemente do horário em que é consumida. Apenas na demanda de potência serão cobrados pela distribuidora de acordo com as regras de ponta e fora de ponta.

Migre já para o Mercado Livre com a Ágora Energia.